quarta-feira, 21 de maio de 2008



É meio que um comentário, mas não poderia deixar de fazê-lo: Pauta do dia... "Travessuras da menina má"
A vontade de ler esse livro é antiga e contida, por vários motivos que ensejariam outra postagem, enfim...consegui o tal livro, que é de um escritor peruano, Llosa, que eu não conhecia, mas já tive notícias de uma "companheira de viagem" que é um excelente narrador...
A "menina má" faz jus ao título, fazendo toda espécie de malabarismos sentimentais com o nosso herói, o "menino bom"; cabe aqui lembrar que a moça da capa não é nossa protagonista, não se teve notícias de que ela era afeiçoada à leitura, quem lê é alguém alheio ao livro e é uma mulher, o que me fez pensar que o livro é um manual para que as mocinhas sejam mais "más" e os mocinhos sejam mais "bons", mas não tão maus ou tão bons...é um conto de amor às avessas, onde o homem é sempre o mais machucado e onde há uma vilã, com características bem marcantes, que é ao mesmo tempo o bálsamo e o algoz do pobre moço.
O texto gira em torno da menina má de tal forma que ela foi o único personagem que se materializou na minha mente (ela era Emmanuelle Béart, de Le Héros de La Famille), muito embora não seja presente na história, se ausentando por longos períodos dentro da narrativa; quando consegue-se visualizar outro personagem, um "japonês franzino", o faz só para observar o abismo que separa a deslumbrante chilenita de um de seus amantes...
Tem algo de muito bom nesse livro? Não, não tem...só que ele evoca algo que não pude distinguir...
ainda...
De qualquer forma, é um bom presente...um bom empréstimo...uma boa leitura... quem sabe alguém consegue responder a pergunta da contracapa: "Qual é a verdadeira face do amor?"

7 comentários:

Anônimo disse...

não li esse livro, você me despertou interesse, vou ler depois comento melhor...

Karla Hack dos Santos disse...

Nunca tinha ouvido falar deste livro..
Mas fiquei interessada em ler..
Tem uma temática interessante...
O que me atraiu..


;P

bjus

P.S. Gostei muito do seu blog, e gostaria de saber se podria add vc?!

Unknown disse...

Ok, é provável q eu não leia o livro e tu sabe disso... E pq comentar então? Aí vai a confissão: vindo de quem escreveu a respeito do livro, a obra soa até legal... rs.

Fabiana Amaral disse...

Eu li esse livro.
Tenho ele aqui em casa.
A história, de início é inebriante e a menina má é uma bela mulher!
Apesar de chegar um momento do livro em que tudo é previsível, vira e mexe ele traz um detalhe que consegue nos envolver e estigar a saber qual será a próxima travessura.
Estou aqui com Simone de Beauvoir - Cartas à Nelson Algren. Parece interessante... são cartas dela direcionadas a ele. Cartas de verdade. Mas ainda n li. Mas enho a impressão que é algo interessante, pois só tem as cartas dela e não tem as respostas dele, logo, nos estimula a imaginar as respostas a partir das colocações das cartas subsequentes.
Tb li Caio Fernandes Abreu... autor brasleiro, mto bom.
Rs...
Queria ter tempo pra ler mais.
Um beijo.

Cris disse...

cris...."vindo de quem escreveu a respeito do livro, a obra soa até legal... rs." depois do comentário de ninho só posso endossar....se bem que: eu não tenho preconceitos - sou a favor de tudo que tire os meus pés do chão.

Bjos sempre, sun!

descolonizado disse...

já quero ler.. menina, estou apaixonado por lygia fagundes telles. já leu algo dela?

recomendo.

Zúnica disse...

Mario vargas Llosa é um dos autores latinos mais respeitados no mundo. AMs, infelizmente, vc realmente deu o azar de cair com um livro um pouco menos ionteressante. Procure "Pantalleón e las visitadoras", é mais interessante.

Vou dar uma olhada no resto do blog.

Bjo!